Seria muito bom tê-lo conosco!

Você poder ver todo o site normalmente, mas para participar precisa se cadastrar.
Seria legal ver suas opiniões também!


Você já é bem vindo Wink


Filmes, Downloads, Games, Cultura Nerd em geral e muito mais para você!
InícioInício  LoginLogin  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Ver novos posts  PARCEIRO: Portallos  

Compartilhe | 
 

 "O poder é dos pequenos"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CDX
Redator
Redator


Mensagens : 259
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 26
Localização : Serra da Mantiqueira

MensagemAssunto: "O poder é dos pequenos"   03/08/09, 11:21 pm

Textinho meu, escrito hoje. Dissertem. Laughing

Citação :
O poder é dos pequenos

Já dizia o velho safado que a união faz a força. Talvez o velho safado esteja enganado, mas venho observando algumas coisas que me apontam que o maldito coroa era muito sacana na hora de dizer alguma coisa. Venho observando, cada vez mais, que os pequenos têm mais poder que os grandes.

Quem faz o nome de uma escola, um curso, uma faculdade, são os alunos. Quando eles saem de lá e vão trabalhar, e botam num currículo onde eles estudaram, que se prepare. Se eles forem empregados competentes, honestos, produtivos, a moral de tudo o que tinha no currículo vai lá em cima. Do contrário, vai lá em baixo. Todo bom diretor de escola sabe que tem que se preocupar quando seus alunos começarem a desandar. Sabe que, se os alunos desandarem demais, o boca-a-boca vai dizer o quanto quem estuda lá sai de lá sem entender a matéria, sem passar em vestibular, não dá bom empregado, dá dor de cabeça pros professores, é vândalo...

Qualquer instituição do conhecimento é essencialmente formada, antes de mais nada, de pessoas que estão ali para aprender. Você pode, sem alguém pra explicar a matéria, juntar um grupo de amigos e formar um clube que vai na biblioteca, ou que fica discutindo entre si aquela filosofia básica de garagem, pra achar alguma verdade última de alguma coisa. Mas não dá pra pegar um grupo de amigos e formar um clube que ensine algo a alguém, sem ter a quem ensinar.

Na política, quem dá a palavra final num país é o presidente, sujeito grande. Os eleitores, sujeitos pequenos, escolhem quem vai ser o presidente. Já esse vai ter que governar o país através de pessoas menores que ele: ele vai nomear alguém pra ser ministro, ele vai sancionar leis boladas por senadores e deputados, vai enviar muita gente pra representar ele e resolver pepinos por ele. Afinal, tá tudo na mão do cara e o dia só tem 24 horas. Ele tem que dividir a carga com outros... menores que ele.

Quem é oprimido, veja só, é sempre menor que quem oprime. Afinal, quer melhor jeito de manter alguém submisso do que fazer ele acreditar que não tem escolha se não continuar submisso? Ou que isso é melhor pra ele? Não é verdade que quando os oprimidos se deram conta do poder que tinham e de como poderiam usá-lo, ou eram alvos de medidas drásticas dos opressores (nada como parar uma rebelião matando alguém e pendurando a cabeça em praça pública) ou então rapidamente paravam de ser oprimidos? E, quando conseguiam isso, não viravam rapidamente opressores com o poder recém-descoberto?

Até onde meus fracos conhecimentos de história chegam, eu sempre manipulei gente menor do que eu pra conseguir alguma coisa. Um cara que eu gosto muito uma vez falou que "sem vontade livre, não existe diferença entre submissão e rebelião". Quando eu, grande, convenci quem estava abaixo de mim a desejar o que eu desejava e acreditar no que eu acreditava - ou dizia que acreditava - quando os convenci de que deveriam participar ativamente daquilo, eles me deram coisas que eu, com todo o meu poder de grande, não teria conseguido de outra forma. Os outros grandes estavam contra mim, e sem os pequenos a gente era só... pessoas grandes sem poder, talvez? Sei lá que nome dar a um paradoxo tão hilário, hahahaha.

Agora com licença, acho que preciso rever o que eu penso sobre o que é grande e o que é pequeno...
Pouts, que saudades que eu tava de escrever. Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Goomer
Amigo
Amigo


Mensagens : 134
Data de inscrição : 17/06/2009
Idade : 21

MensagemAssunto: Re: "O poder é dos pequenos"   04/08/09, 01:51 pm

Fiquei com preguiça de ler até o final Razz mas até onde eu li parece muito bom
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.meadiciona.com.br/lucao501
 
"O poder é dos pequenos"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Votação "dá uma ajudinha ao motossauro"
» Passeio KCP para "tirar o pó das burras" 24/05/2014
» [Edição 75] "Avaliação Contínua", rubrica do Zapping
» voltas do "pessoal dos passeios de domingo"
» Ford Mercury 49 RAT ROD "FINALIZADO 16/10!"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Whatever :: Flood and Burn-
Ir para: